Ambio -- Lista Portuguesa de Ambiente

 

About Ambio

AMBIO - A Lista Portuguesa de Ambiente

Criada por Margarida Silva em 1996
Gerida por Miguel Araújo entre 2001 e 2009
Gerida por Miguel Oliveira e Silva desde 2009

Bem vinda(o) à AMBIO!

Com esta lista pretende-se dinamizar um fórum, em Português, para a discussão e troca de informações sobre ambiente. São bem vindos comentários, notícias, anúncios (não comerciais), questões, artigos e outras prestações dentro de um clima de honestidade e respeito mútuo. Contribuições em outros idiomas (designadamente Castelhano, Francês e Inglês) são igualmente aceitáveis.

Pressupõe-se um conceito alargado de ambiente. Esta lista está pensada para profissionais do ambiente sem exclusão de outros interessados.


Netiqueta na AMBIO:

As regras de "netiqueta" são estipuladas para assegurar um bom clima de diálogo entre os participantes da lista. A regra básica de qualquer comunicação por correio electrónico é não escrever o que não diria pessoalmente ao destinatário da mensagem. Especificam-se algumas regras de netiqueta em vigor na AMBIO:

1. Assine as suas mensagens sempre e quando a sua morada de correio electrónico não revelar a autoria da mensagem. Os remetentes de mensagens anónimas serão banidos da lista.

2. No assunto da mensagem (subject) coloque sempre uma referência que seja claramente relacionada com o conteúdo da mensagem. Em caso algum envie mensagens sem assunto.

3. Reduza o tamanho e número das suas mensagens ao estritamente necessário. O tempo e a conta de telefone dos restantes utilizadores agradecem.

4. Quando responder a uma mensagem, APAGUE as linhas da mensagem original que forem desnecessárias. Deixe apenas as linhas relevantes para o argumento que pretender desenvolver. É desagradável ler uma mensagem com várias páginas de citações, muitas vezes para acrescentar uma resposta curta do género "eu também", ou "concordo".

5. Se fizer um crosspost (colocação de um artigo em vários grupos), inclua a lista dos destinatários no início da mensagem, desculpando-se antecipadamente por qualquer duplicação que possa existir.

6. Não envie mensagens com pedido de recibo de leitura.

7. NÃO DIGITE A TOTALIDADE DO TEXTO EM LETRAS MAIUSCULAS. Tal procedimento é entendido como uma mensagem "AOS GRITOS". Escreva PEQUENOS TRECHOS em letras maiúsculas se pretender enfatizar uma questão particular.

8. Acentos na internet sao OPCIONAIS, a maioria dos programas de correio eletronico sao capazes de entender os acentos e exibi-los sem problemas mas ha outros que o nao sao.

9. Se o seu programa de correio electrónico possuir funções especiais para formatação de texto, evite utilizá-las na AMBIO. É muito provável que alguns leitores apenas recebam caracteres incompreensíveis. O formato universal (lido correctamente por todos os programas) é o formato de texto simples.

10. Quando colocar uma questão na lista, peça que lhe enviem directamente as respostas. Forneça, posteriormente, aos restantes membros, um resumo das respostas que obteve.

11. Não espere respostas imediatas, já que nem todas as pessoas podem responder rapidamente.

12. Procure escrever de forma cuidada. Em listas de discussão ganha-se, por vezes, em celeridade o que se perde em qualidade. Procure um equilíbrio e recorde-se que os textos escritos de forma apressada podem conduzir a equívocos e más interpretações.

13. Resista à tentação de enviar uma "flame" (crítica destrutiva) a outros membros da lista e em caso algum utilize linguagem insultuosa ou menos apropriada. Lembre-se de que as discussões são públicas [e as mensagens ficam arquivadas num arquivo público] e devem permitir uma troca de impressões construtiva.

14. Evite situações de conflito por e-mail. Se ler uma mensagem que considerar grosseira não responda de imediato. Se responder "a quente", é provável que se venha a arrepender. Reflicta sobre assunto e responda (se for caso disso) no dia seguinte. "O sono é bom conselheiro".

15. Se discordar da atitude de algum interventor e se sentir compelido a responder, faça-o em privado. Contribui, assim, para reduzir o tráfego excessivo de mensagens públicas e será certamente mais eficiente nos seus propósitos.

16. Seja claro e cuidadoso no que escreve sobre terceiros. O correio electrónico pode ser facilmente reenviado a outros.

17. Seja cuidadoso quando utiliza expressões sarcásticas ou humorísticas. Quando não está a comunicar frente a frente com alguém, o seu humor pode ser entendido como uma crítica destrutiva e ferir susceptibilidades.

18. É considerado extremamente desagradável enviar uma cópia de alguma mensagem pessoal para a lista sem o consentimento do autor.

19. Seja tolerante para com os eventuais erros e imprecisões dos outros. A capacidade de errar é uma das qualidades mais bem distribuídas no planeta.

A violação sistemática e recorrente de uma ou várias destas regras pode levar o gestor da lista a decidir sobre a suspensão temporária ou permanente do prevaricador. Por favor, contribua para evitar situações desagradáveis. Fomente um bom ambiente!

To see the collection of prior postings to the list, visit the Ambio Archives.

Using Ambio


A lista Ambio é administrada por mos at ua.pt
Interface administrativa de Ambio (requer autorização)
Vista geral de todas as listas de discussão em uevora.pt

Delivered by Mailman
version 2.1.13
Executado em Python GNU's Not Unix Debian Powered